Ohpera Blog | design, art lifestyle, viagem e sonhos.

Empreender | Sobre Ansiedade

Ontem (dia 27 de agosto) foi o dia do psicólogo e isso me fez lembrar DEMAIS o quanto a minha me ajuda numa questão importantíssima na vida de quem empreende: ansiedade. Pense numa palavra dos infernos! Acho que esse o maior lado negro do empreendedorismo. E se você não aprende a controlar, pode acabar se sabotando e colocando todo seu sonho por água abaixo. Então vai colocando aí os honorários do terapeuta na sua planilha mensal, viu? hahaha

Mas ao pé da palavra, o que é ansiedade? É a síndrome do pensamento acelerado. Simples assim. E causa aquela aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza (…).

[blockquote source=”Site: www.minhavida.com.br”]Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).[/blockquote]

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. E nem todo mundo aguenta esse peso. Eu sempre fui muito ansiosa, mas de forma bem controlada. E minha nova vida e rotina, trouxe esse lado ruim – a ansiedade muito forte e difícil de controlar. Não tenho vergonha de dizer isso, prefiro fazer desse tema inspiração pra ajudar outras pessoas que estejam no mesmo momento.

Empreendedores muitas vezes acumulam muitos papéis e enfrentam vários contratempos: clientes perdidos, disputas com parceiros, aumento da concorrência, problemas com funcionários ou fornecedores, tudo ao mesmo tempo. Para complicar ainda mais, os novos empreendedores muitas vezes se tornam menos resistentes por não cuidar de sua saúde. Não comem bem e não dormem o suficiente.

Mas certo! Eu não escrevi esse post somente pra alertar vocês sobre esse fato que, acredito eu, TODO mundo passa quando entra nesse barco, ou simplesmente apontar fatos que provavelmente você sabe. Mas quero deixar aqui soluções que têm me ajudado MUITO a relaxar e controlar esse mal que me paralisa, se eu permitir.

Equilíbrio de tempo

Eu não consigo não levar pro lado bíblico, nesse ponto. Desculpa quem não acredita, mas como disse o rei Salomão na bíblia, “há tempo pra tudo debaixo do céu”. Quem se interessar em saber mais disso, clica aqui. E isso é pura verdade, minha gente. Então saibam a hora de parar de trabalhar e ter lazer, pois assim como você precisa dar seu melhor no trabalho, você precisa estar bem e ter tempo pra gastar esse dinheiro que você tanto ganha trabalhando. E eu acredito MUITO que equilíbrio na vida é tudo!

Terapia 

Conheço muita, mas muita gente que tem preconceito com o fato de ir ao psicólogo. Mas de verdade, se você tem algum problema com esses profissionais, deixe isso de lado e faça pelo menos uma tentativa. Você não tem ideia do quanto colocar seus problemas pra fora vai te ajudar. É caro? É! Mas tem muitos planos de saúde que incluem esse serviço, o que já ajuda. E outro ponto é que: você precisa priorizar sua saúde né? Então coloca logo esse gasto na planilha mensal, que por mais que doa pra pagar no início, depois você vai se agradecer por ter tomado essa iniciativa. Eu faço uma vez por semana, mas cada caso é um caso e somente um profissional da área vai saber te ajudar.

Arte

Eu coloquei aqui “arte”, porque pra mim funciona muito e a maioria dos leitores do blog são dessa área. Mas você pode substituir o “arte” porque qualquer coisa que te deixe relax, desarmado e esquecido de suas obrigações por algumas horinhas.  Eu amo pintar com aquarela (não que eu saiba) e isso me deixa super tranquila. Mas as vezes não tô afim disso e substituo por qualquer atividade que deixe minha mente livre, como por exemplo: vejo uma série BEM boba, leio gibi da Mafalda, penso em novos ítens DIY pra decorar a casa, tiro roupas que não uso mais do armário, vou num café. Enfim!  Encontre sua “arte”.

Praticar exercícios

Não importa qual, mas isso é uma questão hormonal. Praticar exercícios libera serotonina,  que produz uma sensação de relaxamento e bem-estar. Segundo os médicos, assim que o indivíduo começa a praticar um exercício físico, o sistema nervoso central já libera, na corrente sanguínea, substâncias que ajudam a acabar com o mau humor de qualquer um. A certa altura, essa produção atinge um determinado patamar, que torna a sensação de relaxamento e bem-estar perceptível. O melhor de tudo é que essa sensação prazerosa tende a permanecer mesmo depois do exercício. Eu ODEIO academia, mas sempre tento fazer os exercícios que dão mais prazer: yoga, pilates, dança. E nos finais de semana, sempre tento ir no parque que tem aqui perto da minha casa pra andar de patins. <3 Fico TÃO feliz. É impressionante.

E por fim, lembrem que a vida é um constante processo de tentativa e erro. Então não exagere a experiência. Outro ponto é: esteja aberto sobre seus sentimentos. Máscaras não fazem suas emoções. Quando você está disposto a ser emocionalmente honesto, você pode se conectar mais profundamente com as pessoas ao seu redor e com você mesmo.

Mas nada do que eu disse é mais importante do que você procurar um profissional que possa te ajudar. Tudo o que eu falei nesse post é sobre a minha experiência com a ansiedade, mas isso é um assunto muito sério e cada cabeça é diferente. Então não deixe de procurar um profissional que possa te ajudar. :)

  1. Ohpera Blog – Viagem à Manaus. Um detox de mental.

    22 de setembro de 2015 at 9:31

    […] Comentei recentemente aqui no blog sobre algumas dificuldades que quem tá empreendendo passa no começo, como ansiedade por exemplo. Essa viagem é um ótimo detox pra nossa mente, pois o contato com a natureza e com tantas experiências novas, só nos traz coisas boas e ótimos pensamentos. Fiz questão de mexer pouquíssimo no celular e aproveitar ao máximo cada lugar, valeu muito a pena e no final eu me agradeci. […]

Comments are closed.