Ohpera Blog | design, art lifestyle, viagem e sonhos.

Empreender | Sobre organização.

Desde que passei a me dedicar 100% ao Ohpera, todo mundo que me conhece há mais tempo e me encontra na rua ou até mesmo pelas redes sociais (e não são poucas vezes) SEMPRE faz algumas perguntas, do tipo: e aí, my, como estão as coisas? Como você tem feito pra se organizar? Pois tenho pensado em produzir algo meu também.

Algumas dessas pessoas perguntam de forma despretenciosa mesmo, mas na maioria das vezes a pergunta vem acompanhada de alguma frustração vivida. O que tem se tornado cada vez mais comum no mercado publicitário, não desmerecendo o mercado – por favor – apenas constatando um fato que tenho visto se repetir cada vez mais.

Por isso resolvi falar sobre três pontos muito importantes pra você se organizar e começar a se dedicar ao seu projeto empreendedor. Pois um dos maiores medos é: larguei tudo e agora? Faço o que?

Organização financeira

Esse aqui é um dos principais pontos, afinal, você precisa ganhar dinheiro. E não só ganhar dinheiro, mas saber administrar esse dinheiro. Senão já começa falido. Pra isso, eu utilizo um aplicativo (grátis) chamado ZeroPaper. Ele é um programa que simula uma planilha financeira e ajuda você a organizar seu fluxo de caixa – e isso é amor demais pra quem é da área de humanas e não saca porcaria nenhuma de economia. Ele avisa os dias de entradas e saídas de dinheiro (via email), faz os gráficos, relatórios e etc. Enfim, me salva todo mês com as contas do estúdio. Funciona no celular e no computador. Já minhas contas pessoais, continuam numa planilha safada no Google Drive mesmo, pois já estou acostumada e funciona super bem.

zero-paper-mobile3Outro ponto que pode ajudar quem está começando a viver de forma autônoma, é anotar TODOS os gastos nos primeiros meses, e o aplicativo Toshl Finance é essencial pra você fazer uma auto-análise desses gastos e ver onde pode reduzir e onde pode investir melhor sua grana.

650_1200

E por fim, mas não menos importante: não use cartões de crédito! Isso mesmo. Você não sabe quanto vai receber no mês seguinte e isso já é motivo suficiente pra não arriscar, né? Depois, quando você já estiver mais estabilizado nas contas, ok.

Organização de tempo

Uma das coisas mais difíceis de organizar na vida é tempo, tenho praticamente certeza disso. É algo muito abstrato e que, quando perdido, é impossível recuperar.

Falando do tempo-rotina, eu acho que um dos grandes goals de empreender é poder ser dono do seu tempo e organizar seu dia como você achar melhor. Então aproveite pra fazer coisas que você jamais faria se estivesse trabalhando com horário engessado. Uma besteira que hoje em dia eu curto muito é tomar café da manhã com calma. É essencial pra eu começar bem meu dia. Mas outras coisas como: frequentar a academia (frequentar de verdade hehehe), ter tempo pra minha família, fazer pelo menos uma refeição ao dia com Lucas (meu marido), ir ao cinema nas segundas-feiras, ir ao cabeleireiro em horários de baixo fluxo, conseguir viajar no meio da semana, entre várias e várias coisas que só serão possíveis se eu organizar meu tempo pra conseguir dar conta da minha pauta (clientes) e fazer essas coisas.

Falando em pauta, uso um aplicativo bem bacana pra controlar a minha. Muita gente já conhece, mas não custa nada deixar a dica – o Trello. Ele é meio chatinho de entender, mas depois que você pega o jeito não vive sem. É essencial pra organizar tudo e não esquecer de nada.

tech-pipelineMas tem outra coisa que é essencial pra organização do tempo, pelo menos pra mim: agenda. Sim, agenda de papel. Não vivo sem e pra onde vou carrego a minha. <3 Toda segunda-feira passo todos os compromissos da semana e isso me ajuda muito não a ficar ansiosa e a não esquecer de nada.

agenda

Organização psicológica

Não sei nem se esse termo existe, mas deu pra entender né? Cuidar da sua mente é extremamente importante pra que você não se sabote. No meu caso, o maior problema se deve à minha ansiedade. E se eu não me cuidar, não consigo fazer nada. Ainda mais quem trabalha com criatividade, precisa estar com a mente muito livre e tranquila. Ansiedade é mal muito atual, inclusive. Todo mundo quer ver tudo acontecer muito rápido, na hora em que a gente planejou pra acontecer. Mas as coisas têm seu tempo e não adianta chorar nem espernear.

Por isso cuide da sua mente. Faça ioga, terapia, se exercite, veja Netflix, tenha seu tempo de relax, pois equilíbrio é tudo na vida.

  1. Letícia

    6 de agosto de 2015 at 6:03

    Amei o post, dicas ótimas e aplicativos que irei testar com toda a certeza!!
    Beijao http://www.leticiatt02.WordPress.com

  2. Dominick

    6 de agosto de 2015 at 16:46

    Myrella, faz um tempo razoável que te sigo no instagram (aliás, nem lembro como descobri) e só agora visitei o blog – justamente por conta deste post, que acho ser ESSENCIAL na vida de qualquer pessoa que ascende a independência financeira, como é o meu caso. E não é que tô amando cada detalhe dele? Cada parte do blog, parece uma coisa tão “meu mundo”. Adorei, tá nos meus favs, coisa de devo-ler-quando-quero-relaxar.
    Parabéns <3

Comments are closed.