Ohpera Blog | design, art lifestyle, viagem e sonhos.

Como colocar seu sonho de estudar fora em prática.

Já faz tempo que recebo muitas e muitas mensagens aqui pelo blog perguntando sobre a Brother. Sobre como fiz, como consegui, como juntei dinheiro (…). A verdade é que não é nada muito complexo, desde que você tenha um pouquinho de disciplina. Eu fiz esse post pensando no tema “estudar fora”, mas com certeza ele pode ser aplicado em muitos sonhos da sua vida. Pois eu usei aqui a minha experiência e conhecimentos adquiridos no ebook “A Equação da Sua Vida” – do blog Fêliz com a Vida.

Quando eu decidi estudar em Buenos Aires, eu era recém formada e ganhava muito pouco. Então se você, assim como eu na nessa época, tem a grana curta, pode parar de se lamentar pois é possível sim! Desde que seja seu sonho e você esteja disposto a fazer isso. Então listei aqui alguns passos pra colocar seu sonho em prática.

a7d5d113d234dfbe1a572d612e1b490b

1. Decida que sim, você pode!

Quando a gente tem um sonho assim, muita gente ao nosso redor se opõe e coloca mil obstáculos. Mas quando temos certeza de que queremos viver aquilo, temos que ir em frente! Pois muitas vezes nosso sonho não é só uma viagem, mas também uma mudança de vida que nós precisamos passar.

2. Como organizar o orçamento?

Imagino que essa seja a preocupação de muita gente quando sonha algo grande. Ok. Estudar na Argentina não é um sonho tão grandioso. Mas pra mim, naquela época era. Assim como pode ser pra você hoje. Então o ideal é ir por partes e planejar tudo com muita calma. Minha sugestão é fazer um planejamento mais ou menos assim:

– Primeiro tenha noção de tudo o que você gasta diariamente, anote tudo. Tem um aplicativo chamado Toshl que você pode ir anotando cada centavinho saído da sua conta. E no final do mês ele gera uma planilha mostrando o que você gastou com compras, saídas e etc.

– Segunda coisa: você precisa mensurar seu custo de vida viajando*. Ex: quando eu estava na Argentina, gastava X pesos por mês com aluguel, passagens, curso, saídas, supermercado e etc. Quanto vai custar seu mês enquanto você estiver estudando? Chegou nesse número? Ótimo! Segura ele aí.

*O site Numbeo ajuda muito nessa parte. ;)

– Terceira parte: quanto por mês você consegue guardar? Agora veja quantos meses você precisa poupar para chegar naquele valor do seu custo de vida viajando.

Confuso? Vou desenhar pra vocês:

calculando-sonhoIsso também vai te ajudar a entender se viajar vai fazer você gastar menos ou mais do que você gastaria normalmente. E também, pode empolgar você a economizar com saídas e compras, por exemplo, para otimizar o tempo pré-viagem. ;)

3. Colocando tudo em prática.

Planos feitos, é chegada a hora de colocar tudo em prática. Fechar escola, apartamento, comprar passagens e etc. Uma boa dica: dividir apartamento com algum amigo é sempre uma boa pedida para reduzir os custos praticamente pela metade. Mas é bom pensar também se vale a pena pra você, pois dividir apartamento é quase um casamento. Não é muito fácil se você é difícil de conviver, tem que ter noção pra não acabar atrapalhando sua viagem.  Right?

Pra ajudar você, aqui no Ohpera tem alguns posts falando de cursos em Buenos Aires e aqui mesmo no Brasil, na tag Estudar e também na tag Buenos Aires.

Por último, um ponto muito importante a ser falado: eu sempre escuto muita gente falando que não nasceu trabalhar fechado em escritórios e que querem viver uma vida mais livre. Ótimo! Gosto demais desse pensamento. Mas vale lembrar também que não existe liberdade sem responsabilidade. Então, realmente não tem como fugir das contas. Mesmo viajando. Certo?

Espero ter ajudado vocês com o pouquinho de experiência que eu adquiri estudando fora e colocando em prática meus sonhos (que não são poucos). E se tiver algo mais que eu possa responder, pode me enviar email no ohperablog@gmail.com ou deixar mensagens aqui no post. Boa sorte pra vocês.