Ohpera Blog | design, art lifestyle, viagem e sonhos.

A arte criativa do coletivo israelense Broken Fingaz

As ruas de Israel ganham um colorido original pelas mãos do coletivo Broken Fingaz, de Haifa. O grupo começou em 2001, formado por quatro membros: Deso, Kip, Tant e Unga. Começaram com o grafiiti e depois expandiram para o muralismo, ilustração e animação, com traços cheios de detalhes e uma pegada bem sujinha. Passaram a pintar muros de vários lugares e contam tudo no blog deles.

Deso, Kip, Tant e Unga dizem não ter qualquer mensagem política nos seus trabalhos, já que utilizam a arte como um escape desse território tão politizado que é Israel. A inspiração vem do misticismo, da astrologia, de filmes de terror, dos posters das décadas de 60 e 70 e mesmo dos países que visitam. O curioso é que essa mistura se expressa tão bem em graffiti quanto em vídeo, pintura ou mesmo música.

No mês de janeiro, os Broken Fingaz estiveram em vários lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro, onde pintaram o muro de um hostel.

Segundo eles, foi difícil conquistar a cidade natal, já que os muros duram poucos dias pintados antes de serem apagados. Apesar disso ser uma “vergonha para a cidade”, fica fácil conquistar outros territórios sem se apegar aos trabalhos, vaidade que grafiteiros se privam de ter desde sempre.

BFC

Outra tradição do coletivo é a de não mostrar o rosto e só utilizar apelidos onde quer que apareçam, seguindo o estilo ‘Banksy’ de ser. A arte de rua continua ilegal em muitos países, tornando a atividade ainda mais desafiadora, contestadora e efêmera.

Dá uma sacada em alguns trabalhos deles:

2-kartel-part1-s-520x782 brokenfingaz brokenfingaz2 brokenfingaz3 brokenfingaz4 brokenfingaz5 brokenfingaz6 brokenfingaz7 brokenfingaz8 brokenfingaz9 brokenfingaz12 brokenfingaz13 brokenfingaz14 brokenfingaz15 brokenfingaz16 brokenfingaz17 brokenfingaz18 brokenfingaz19 brokenfingaz20 brokenfingaz21 brokenfingaz22 brokenfingaz29

Broken Fingaz -Graffiti Stop Motion from Broken Fingaz on Vimeo.

Mais no Facebook do grupo.