Ohpera Blog | design, art lifestyle, viagem e sonhos.

Estrutura básica de um portfólio

Não sei vocês, mas eu, desde a época que ainda estava na universidade, sempre tive dúvidas em relação ao conteúdo do meu portfólio. Isso porque não acredito que um portfólio deve conter trabalhos aleatórios que fomos executando ao longo da carreira. Acho que o portfólio, para nós comunicadores, se trata do nosso perfil, de quem nós somos e o que somos capazes de fazer – profissionalmente falando.

Um portfólio deve conter trabalhos que sejam “nossos” de fato, que represente quem somos e o que gostamos de fazer. Deve mostrar nosso potencial e mostrar onde queremos chegar. Devemos ser livres nessas criações, aproveitando que não precisamos ter nesse conjunto de peças coisas criadas somente para clientes reais. Podemos ir muito mais além, pensar, executar e sair dos limites que agências e clientes nos impõem.

Na ultima aula de conceitualização que assisti na Brother, vimos a estrutura básica pra uma pasta de criativos que pretendem trabalhar em agências. Claro que isso pode variar e claro, também, que isso é uma opinião pessoal de um professor/profissional do mercado argentino. Mas achei muito legal e resolvi trazer pra vocês, pois está me ajudando muito a ordenar minha nova pasta. :)

Esse professor é super engraçado e chamou esse esqueminha de Estrutura Moderna da Pasta 2014. hehehe Aproveitem:

2 COMERCIAIS// É ideal que tenham duas peças produzidas pra TV. Se a ideia for muito boa, vale também produção caseira, só não é muito bom colocar só o roteiro na pasta.

5 CAMPANHAS GRÁFICAS// É interessante ter pelo menos uma peça que chamamos de festivaleira, são aquelas peças mais conceituais e que provavelmente um cliente brasileiro não aprovaria. É legal também ter uma campanha completa e uma campanha titular. Mas isso é muito relativo, o que vale mesmo é colocar as melhores ideias.

1 APLICATIVO PRA iPHONE// Com o mundo globalizado é fato que é super importante que saibamos pensar também em ações para smatphones, por isso é super importante ter algum aplicativo no seu portfólio.

1 APLICATIVO PRA FACEBOOK/TWITTER// Igualmente ao que foi dito anteriormente, é de suma importancia que tenha na sua pasta um aplicativo pra redes sociais.

1 CASE// Esse case na verdade é algo que fica bem aberto. Pode ser um case de identidade visual, de algum vídeo produzido (…)

2 OUTDOOR// Por favor, não é um outdoor de verdade somente. É legal que tenha também alguma ideia de intervenção externa, placas de outdoor também é um dos exemplos.

EXTRAS-EXTRAS-EXTRAS// Aqui é onde você pode se vender mais um pouco. É aqui que entra as ilustrações de um D.A. que saiba ilustrar ou pintar ou interpretar. :P O blog de textos de um redator… Um ensaio fotográfico de um D.A. que fotografe legal. Enfim, é aqui que entra o seu “plus”. :)

É isso pessoal, espero que ajude bastante vocês. Agora vou correr pra continuar minhas pecinhas novas pra minha carperta 2014.