Ohpera Blog | design, art lifestyle, viagem e sonhos.

Superfícies para estampar

Follow my blog with bloglovin


Design de superfície é o tema da minha monografia que, assim espero, concluo no fim deste ano. \o/ Não vejo a hora! :D Acho que não precisa nem dizer o quanto me apaixonei pelo tema e quão maravilhoso e amplo ele é. Adoro usar estampas nos meus projetos, pois acho que sempre dá aquela gracinha nas peças. Gosto muito também de fazer uso de algum elemento da marca pra desenvolver uma estampa. Mas enfim…


O Design de Superfície recebeu esse nome por causa da designer Renata Rubin, que voltando dos Estados Unidos em 1987, traduziu o termo surface design, agora sendo expandido a todas as superfícies. Hoje, a superfície tornou-se um tópico de design sendo aplicado em quaisquer materiais, concretos ou virtuais. Num mercado onde  a concorrência é cada vez maior, fato de um cenário globalizado, o design é considerado um fator decisivo. E através dele podemos agregar valor aos produtos buscando a diferenciação entre os demais concorrêntes, desencadeando um processo de estímulos visuais que poderão caracterizar este produto e a empresa que o produz.


Neste novo cenário, as superfícies adquirem cada vez mais importância. Estão nos impressos, nos tecidos, nas embalagens, nas revistas, cartazes e em outros muitos meios de comunicação. Em comparação ao passado, pode-se dizer que hoje elas são muito mais como uma espécie de mídia propagadora da linguagem visual que se associa com a arte como fonte inspiradora.


O Design de Superfície, é hoje compreendido como uma área subdividida do design e, na forma como foi estruturado no Brasil, abrange várias especialidades como o design têxtil, design de estamparia, design cerâmico e outros; o que é de extrema importância quando se trata de alcançar níveis de excelência nos projetos, agregando valor ao produto final.


Espero que eu tenha ajudado no conhecimento de vocês sobre o assunto. Em breve, vou postar produtos cuja a estética partem do design de superfície. Quem quiser conversar mais sobre o assunto, chega aí. :]
As estampas que vocês viram aqui são de um site MARAVILHOSO que conheci esses dias, o Repeat-x Reapeat-y. Adorei o nome desse site. :P É isso aí, galera. o/

  1. Ícaro Bione

    28 de julho de 2010 at 19:43

    Muito bacana, My.
    Massa o post e o blog. ;]

  2. Jessica Guimarães

    29 de julho de 2010 at 12:33

    Myy adorei esse post!!^^ muito boom

  3. Marina Guerra

    30 de julho de 2010 at 11:09

    Gostei do trabalho Myrella. Bom saber quem temos bons talentos por perto :D

  4. Myrella B.

    31 de julho de 2010 at 10:39

    Ai, gente!! Super obrigada! :D
    Fiquem sempre ligados nos posts, pois a ideia é trocar informações com todos.

    Quem tiver ideia de assuntos pros posts também pode sugerir, vou adorar.
    Super beijo!

Comments are closed.